quinta-feira, 16 de outubro de 2008

One hand on this wily comet

Still to come,
The worst part and you know it


Sonhos.
Ilusões engraçadas, premeditadas, ou bruscas em sua repentina aparição. Algumas vezes, realmente se sonha acordado, se planeja e se espera. Pra no outro dia acordar e ver que tudo mudou, mas ainda permanece igual, um mundo onde todos os móveis te pertencem, mas estás de cabeça pra baixo.
Ou não, é dormir e sonhar coisas desconexas onde tu és tu, no corpo de outro alguém.

Tu não tens obrigação de ser o sonho do outro, assim como ele não tem obrigação de ser o teu.

Estranho, né? Às vezes, tu não te atentas pra isso, mas as coisas deveriam ser entendidas assim.

O mal do ser humano é não entender que certas aspirações são completamente individuais, e que os outros não tem que vir programados à modificação segundo o bel prazer de cada um. Somos seres egoístas e individualistas por essência, quem poderia reclamar?

Close your eyes to corral a virtue,
Is this fooling anyone else?


Isso é uma via de duas mãos, e lógico que não serve como desculpa pras pessoas agirem idiotamente.
Via 1: Sonhos são coisas pessoais. Tu os tens conforme tuas aspirações, pensamentos, opiniões, desejos e vontades. Tu queres alguém que seja alto, magro e goste de Rock. Ok, é um direito teu. Agora tu vais obrigar à um cheinho fazer regime e largar os cds de Axé, só porque TU assim sempre quis?
Não tem algo de errado aí?
Porque as pessoas sempre esperam que correspondamos à imagem que ELAS têm de nós, e que por vezes, é completamente diferente de quem somos?
Cadê a parte do 'aceita-me como eu sou'? (Ok, tirem-se aquelas coisas realmente intoleráveis, há exceções).
Então, tu não tens que te tornar outra coisa porque uma outra cabeça sempre o quis. É torturante, e foge à tudo aquilo que dizem ser amor. Afinal, alguém acredita que pode-se mudar outra pessoa? Eu sou a favor de que ela pode querer mudar por ti, mas não vais ser tu a operar esse milagre.

We can blow on our thumbs and posture,
But the lonely are such delicate things


Via 2: Aquele(a) moreno/loira lindo/estonteante não tem porquê ser o que tu queres, e corresponder ao que TU sentes. Injusto? Pode até ser, mas tu também não és o que o conquistador cafona do teu escritório quer.
Ou seja, tens que aprender que não precisas ser o sonho dos outros, assim como os outros não têm obrigação de serem o teu. Dói feito o inferno, mas é assim. Livre arbítrio e mais aquelas coisas escrotas que temos que suportar, e todo mundo joga na nossa cara quando o fundo do precipício tá longe de chegar.
Tu te jogas querendo errar o chão, e acabas com um riso forçado, mergulhado naquele sarcasmo pregado em ti.
É tão ruim aceitar as falhas dos outros assim?

A list of things I could lay the blame on,
Might give me a way out


Sonhos podem ser TEUS, MEUS, e algumas vezes NOSSOS. Mas quando são pessoais, são desejos/vontades/loucuras individuais, que correspondem à coisas de cada um. Eu não posso esperar que alguém seja aquilo que eu sonhei, se eu não sou o que muita gente espera.
E não quero ser sempre aquilo que esperam de mim. Pro bem ou pro mal.
Quero tudo ter, a estrela, a flor e o estilo.

Every post you can hitch your faith on,
Is a pie in the sky,
Chock full of lies,
A tool we devise,
To make sinking stones fly


Tá na hora de começares a aprender a diferença entre sonhar só e sonhar junto. Se sonhas só, o sonho é teu e ninguém tem que dar pitaco, mas também não tem que, obrigatoriamente, ter alguém que corresponda ao sonho. Se são em conjuntos, aí entram as experiências de cada um.
É tão ruim largar um sonho egoísta e construir algo junto?

Então, acho que já tô aprendendo a me desvencilhar dessas amarras ilusórias (ou não), não sem dor, porque eu nunca vou deixar de me preocupar com o que o outro sente por mim. Mas confesso ser meio duro conviver com sonhos quebrados, mas eu aprendo. Na verdade, estou sempre aprendendo, por mais que seja duro essa aprendizagem.
E tu?

There is a numbness,
In your heart and it's growing


* Ainda tentando convencer a Mirna de que ela não precisa da minha eterna aprovação pra postar.
E NÃO!, não decidi ainda se vou ou se fico. Porque algumas pessoas não param de me pressionar? Supostamente deveriam ser as que seguram a minha mão, né...

23 comentários:

Blogueira Master disse...

O problema das pessoas é q elas querem mudar as outras a todo custo. Bobagem. Ninguém muda ninguém! Eu continuo tendo os meus critérios para relacionamento sério pq acho q se envolver sem critérios só traz dor de cabeça. Mas em vez de tentar mudar uma pessoa, eu procuro alguém q já tenha as características q eu desejo. Assim eu não me ferro e nem a pessoa é atormentada para mudar... Bjs

Loira e Morena disse...

Acho que a maioria das pessoas projetam seus sonhos nos outros..exemplo sao os pais com seus filho, né!!!
Eu adorei seu texto..e concordo com que vc disse...
Temos que correr atras de nossos sonhos sozinhos, batalhar ninguem fara por nós e mto menos devemos querer q as pessoas sejam o que procuramos...Podemos ate mudar alguem, mas sera momentaneo e essa com certeza sera infeliz..e nao é o q queremos, ver que gostamos infeliz, né!!

obs:podem pegar o selinhos, meninas..rs

BEijocas da Loira

Zunnnn disse...

Calma, deixa eu pensar.

Deixa eu pensar. rs

Abraço

Cara de 30 disse...

Nossa... Tanta coisa junta... Foi demais pra minha cabeça... Não sei se conseguirei comentar algo inteligente sem parar um bom tempo pra pensar. Brincadeira.

Acho que deve partir da pessoa a vontade de mudar. Eu passei por isso mas acabei persistindo no erro. Você tem um jeito, uma maneira de ser. Quando se quer mudar, se pode mudar. Mas nem sempre se consegue.

Hoje tento fazer novamente o esforço de projetar e concluir essa mudança dentro de mim... Eu quero e sei que posso, mas é complicado demais... Vamos ver no que dá.

Acho que é isso... Consegui, né?!

Jhennifer Cavassola disse...

"Euuu tenho em mim todos os sonhos do mundo!!"

Eu sonho, gosto sabe? Se não der certo, fico feliz só em ter pensando, só na emoção do sonho!! Amei a postagem! :)

beijos

Ah tem postagem nova.

Anônimo disse...

Sabes que já aprendi isso? Dói no inicio, é estranho, mas depois passa...

Beijo!

Zunnnn disse...

Bom, recomeçando...rs

Realmente acontece isso que você se referiu. Idealizamos muito as pessoas e acabamos nos decepcionando. E acabamos nos iludindo que as pessoas que são culpadas quando somos nós os culpados, por criarmos moldes prontos pras pessoas que nos rodeiam.

Mas a melhor coisa que tem é gostar da pessoa pelo que é e ter a liberdade de ser você por completo sem medo das imperfeições que muitas vezes que criam detalhes unicos de cada ser.
Amarmos as pessoas com seu pacote fechado é saber reconhecer-se também imperfeito e humano. Saber que as exigencias que fazemos é quase na esperança de encontrarmos semi-deuses.
Então...

Que seja tu, que seja eu, que sejamos nós! Rs

Abraço


Sobre o Wally : HEHEHE

"Tu te jogas querendo errar o chão, e acabas com um riso forçado, mergulhado naquele sarcasmo pregado em ti."

Ana Rosa disse...

Sonhos são sonhos, fantasias de nossa mente que por sermos inocentes achamos que podemos materializá-los, e acabamos sofrendo.

Ruberto Palazo disse...

Sonhar junto é sempre complicado, exige esforço, abdicar de alguns sonhos, caminhar na velocidade do outro e puxar para a sua quando necessário.... sonhar junto precisa de vontade, enfrentar os proprios medos, negar as proprias convicções e ser compreensiva... sonhar junto necessita aceitar o outro, sentir-se completa para somar e subtrair, ser completa e aceitar o outro completo.

Sonhar junto pode ser uma grande aventura, desde que queiramos enfrentar nossos maiores medos...

Beijos

Flávia disse...

Tu não tens obrigação de ser o sonho do outro, assim como ele não tem obrigação de ser o teu.

Lembrei daquela conversa que a gente teve uma noite dessas. A gente acaba mesmo projetando no outro tudo que a gente sempre quis, e esquece que é bem mais gostoso e sensato aprender a gostar do que ele é. E vice-versa.

Beijões!

Conde Vlad Drakuléa disse...

Essas projeções são naturais de se fazer, mas na hora das decisões sérias, devemos encarar o outro como ele realmente é, ou estaremos nos enganando gravemente!
Excelente post como sempre!
Beijos do conde!

Anônimo disse...

PER-FEI-TO!

Não tenho nem o que comentar aqui. Dissesse o pior engano, a maior cobrança, o menor amor que a maioria das pessoas insiste em viver sempre.

Parabéns moça. O lindo é sonhar juntos e se descobrir acordados!

Beijos!
Xu

Bem Resolvida disse...

Ah minha querida,
as pessoas não respeitam nem a sexualidade dos outros. Não importa se não é da familía, tá todo mundo dando pitaco no sexo dos outros. "Nossa, ele é tão bonito, pq não namora uma mulher?"...
Se as pessoas não respeitam nem a mais "íntima intimidade" do próximo, que dirá respeitar alguém tão próximo...
As pessoas são muito egoístas e acredito que grande parte delas nunca vai mudar. O que temos a fazer é torcer pra encontrar alguém que faça parte deste seleto grupo de pessoas que não estão afim de dar pitaco na tua vida e te aceitar exatamente como vc é!!
Mudar?? Esse verbo é mudar de casa/emprego/cidde/país né??
Ninguém tem o direito de mudar ninguem por egoísmo...

Sabe o que meu chefe me disse uma vez? Quem aponta um dedo pro colega está apontando os outros pra sí mesmo!!
Vero vero (embora ele faça isso o tempo todo...rs)

beijos!

Homem do Cafezinho disse...

Querida, já muito muito meu jeito por alguém e, não digo que me arrependi, mas não percebi que a mudança era somente de um lado. Hoje estou mais "duro", menos maleável à mudanças....mas é claro que elas são necessárias e se eu achar que vale a pena vão ocorrer.

Quando à sua decisão, não sei sobre o que é, mas se lhe ajuda: VAI!!!! Depois vê no que dá, muitas vezes só lembrei de perguntar se a corda estava amarrada depois de já ter pulado....

Sargento Peixoto - O Monge disse...

Ultimamente meus sonhos têm estado bem posicionados e colocados junto as pessoas certas, pelo menos as que eu considero certas.

Pelo menos fico feliz de hoje acreditar que alguém possa me fazer feliz e possa viajar comigo na minha fantasia.

_____________________________
Nota: Como prometido o post veio tarde pra caramba, está maior que os anteriores e é o desfecho do capítulo um.
Dê sua opinião por favor.

"Benhê"
-Piada interna-

Nem Li disse...

Quem falou que quer "alguém que seja alto, magro e goste de Rock"

Eu soôu, Eu soôu!

HAuiahiauhauihai

Caroline disse...

Isso mesmo...

O bom é a imperfeição! Os pequenos detalhes, rsrs.

O exercício de adaptar-se é difícil, mas muito válido!

Adoreeei o blog.

Um beijo!

O Seu Livre Arbítrio disse...

Ótimo tema.

Confesso que já sofri por isso e cresci muito, aprendendo com cada momento assim.

Nós, muitas vezes, esperamos do outro algo que ele não pode dar, e isso acaba frustrando de algum modo a pessoa... Tanto você, que quer algo, quanto a outra pessoa que se sente ''errada'' o que causa até uma decepção interior.

É complicado demais, mas possível de resolver.

Bjosss!!

Anônimo disse...

Acho q a dois não existem apenas sonhos, mas todas as pequenas coisas e sutilezas que podem, apenas elas, erigir algo realmente duradouro. Seja para um, para dois ou para 100. As grandes felicidades explosivas, os sonhos grandiosos, essas coisas têm prazo de validade e não compensam nem um pouco.

Gosto de achar q algumas diferenças podem e devem ser complementares.

Aline T.H. disse...

Primeiro eu fui eu mesma, depois fui quem queriam que eu fosse, hoje sei ser eu mesma e mostrar aos outros que também sou um pouco do que querem...

Meu sonhos são só meus - aliás, não sei se sonho mais, prefiro mil vezes realizar. E nunca espero nada além do pior MESMO, porque pensando assim sempre tenho lucro ou, se tudo for um desastre, terei acertado. E não quero sonhos de ninguém, não. Quero que alguém comigo tenha sonhos, se assim quiser, mas não que se aposse dos meus, porque nunca me apossaria dos sonhos de ninguém - se nossos sonhos forem similares, seremos dois a correr atrás separadamente e, assim, mais chances teremos de realizá-los.

E aprender é sempre, sempre muito duro. Mas o resultado é sempre, sempre muito bom.

Beijos, gata!

Anônimo disse...

Ai, é tão ruim projetar sonhos nos outros... e as vezes não ver tais sonhos se concretizando.

Anônimo disse...

Sonho quese sonha só.. é só um sonho que se sonha só...
Nem sempre dá pra ser da forma que a gente quer.. infelizmente. Mesmo que do outro lado, a outra metade de um outro sonho até queira ser complemento do teu. As vezes existe algo disconexo entre tempo e espaço.

Beijo no coração.

Lyn Monroe disse...

vim atrasada ler esse post mas vim!
e ainda bem! pq ta absolutamente fantastico! a gente tem q aprender a aceitar mesmo, nossas falhas, e as das outras pessoas, e a conviver bem com isso.
E saber qdo é hora p abrir mao da individualidade e talvez dos sonhos..
mas q é bem dificil isso é .
Beijos!